Submissão de Trabalhos

ESTRUTURA DOS RESUMOS

Os trabalhos submetidos ao I Simpósio Internacional de Toxicologia Forense serão de total responsabilidade de seus autores, isentando a comissão organizadora de qualquer responsabilidade relacionada a plágio ou violação de direitos autorais.

Os resumos devem ser escritos em inglês, em espaço simples, tamanho 12, fonte Times New Roman e devem respeitar a seguinte estrutura descrita abaixo, sem exceder 600 palavras.

1. Título, nome do(s) autor(es), filiação do(s) autor(es). Utilizar um asterisco (*) para identificar o autor apresentador;

2. Introdução;

3. Objetivo;

4. Métodos;

5. Resultados;

6. Discussão/conclusão;

7. Agradecimentos (Opcional).

* Não há necessidade de inserir referências. ** A apresentação dos trabalhos selecionados poderá ser feita no idioma português ou inglês, conforme a preferência do apresentador.

CONDIÇÃO DOS CANDIDATOS E DA AUTORIA DOS RESUMOS

odem submeter trabalhos alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, bem como docentes, pesquisadores e profissionais cuja atuação e área de estudo estejam diretamente relacionados aos eixos temáticos do Simpósio:
• Novas Substâncias Psicoativas;
• Toxicologia Forense post mortem;
• Exame Toxicológico em Investigação de Ocorrências de Trânsito (DUID);
• Toxicologia na Investigação de Crime Facilitado por Drogas (DSFA);
• Análises Toxicológicas em Cabelo e Toxicologia Analítica.

Cada participante poderá submeter até 2 (dois) trabalhos, desde que sejam destinados ao mesmo eixo temático.

DATAS IMPORTANTES

· Data limite para envio das propostas (resumos): 15/05/2025.

· Data limite para envio dos trabalhos corrigidos: 15/06/2025.

· Informação sobre o aceite dos trabalhos até: 15/08/2025.

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PÔSTERES E APRESENTAÇÕES ORAIS

Posters (banner):

a) Formatação:

· Ser escrito em língua inglesa de forma clara e objetiva, seguindo as normas gramaticais adequadas;

· Possuir as dimensões 90 cm (largura) x 120 cm (altura);

· Apresentar ilustrações, figuras, gráficos e/ou tabelas, para elucidar o conteúdo;

· O banner poderá conter agradecimentos;

· O título, os autores e as afiliações deverão ser OBRIGATORIAMENTE os mesmos do resumo submetido e aprovado;

· O título do banner deverá ser escrito em letras MAIÚSCULAS, na fonte Arial, tamanho 60, negrito, centralizado e com espaçamento simples;

· Os nomes dos autores deverão constar completos e por extenso, sendo separados por ponto-vírgula, sendo escritos em fonte Arial, tamanho 40, centralizado e com espaçamento simples;

· Dentre os autores, o nome do apresentador do trabalho, obrigatoriamente inscrito no I Simpósio Internacional de Toxicologia Forense, deverá estar sublinhado, enquanto o nome do orientador (obrigatório para estudantes de graduação e pós-graduação), deverá ser escrito por último;

· O conteúdo do banner deverá conter as seguintes seções: introdução, metodologia, resultados, conclusão. O objetivo do trabalho deverá constar no último parágrafo da introdução. Os textos de cada seção devem apresentar fonte Arial, tamanho 32, justificado, com espaçamento simples e com parágrafo padrão.

b) Recomendações:

· O pôster (banner) é principalmente uma oportunidade para disseminar e debater seus trabalhos com os outros participantes presentes.

· Faça textos curtos e objetivos, organizando as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente aprendidas.

· Utilize todos os recursos disponíveis para o pôster (banner) despertar o interesse do público.

· A cor do plano de fundo dos pôsteres (banners) será de livre escolha dos autores, mas é recomendável a utilização de cores suaves para o fundo visto que cores intensas tornam a leitura cansativa.

A retirada dos banners no final da sessão de exposição ficará a cargo do(s) responsável (eis), isentando-se a Comissão Organizadora da guarda dos mesmos após o término do evento

As apresentações de pôster terão duração de 30 min.

Apresentações orais:

a) Formatação: Livre.

As apresentações orais serão de 10 min cada, seguidas por 5 min destinados a perguntas e um intervalo entre as apresentações. Ao término do tempo a apresentação será encerrada automaticamente.